Canoa Quebrada - Ceará


Canoa Quebrada: localizada em uma região privilegiada na América do Sul, aproximadamente a 3º da linha do Equador, possui um clima estável, entre 27º e 30 ºC durante todo o ano. 


Tem sim alguns meses de chuva que alcança para abençoar as praias com magníficos coqueiros, falésias, lagoas que nos surpreendem entre as enormes dunas de areia. Durante o decorrer do ano, o céu resplandece em um azul invejável e seus moradores sorriem com a satisfação de quem sabe ser dono de um pequeno paraíso.


A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinqüenta, localizada no município de Aracati. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte são os mais de 80 excelentes hotéis em Canoa Quebrada e as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas, entre elas se encontram: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de paramente, buggy e quadriciclo. 


Canoa Quebrada possui características geográficas particulares. Além de ter temperatura estável (entre 27 e 30ºC) o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de vôo com parapente e ventos vindos do leste de até 30 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo rapidamente na região. 


Se quiser levar um pedacinho de cultura brasileira você pode receber aulas de capoeira na sua estada em Canoa. E o mais importante! No alto da maior duna de Canoa, pode se apreciar um dos maiores espetáculos do nordeste, o Pôr do sol de Canoa. Para os mais místicos o Pôr do sol visto desde a maior duna de Canoa Quebrada tem uma energia diferente aos outros locais. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque ainda nem começou o que á de mais quente no Ceará, “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada).

O tempero de Canoa Quebrada: Se durante o dia o prato principal gira em torno de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras e caranguejos, à noite, além de todos estes frutos do mar, muitas outras delícias estão fumegando nas panelas, que em breve estarão à postos para o seu bel-prazer. Para isso, a Broadway será quase sempre o seu destino. Calma, não estamos falando da terra do Tio Sam, mas, da única rua de Canoa Quebrada que ao mesmo tempo é point e endereço da maioria dos bares, boates e restaurantes do vilarejo.


 Para degustar as maravilhas da cozinha regional e uma carne assada que se derrete a cada garfada. Experimente o famoso "trio da casa", um prato com lagosta, camarão e peixe, tão farto que dá para três pessoas comerem bem.

A Broadway do Nordeste: Mas, se você já está mais do que alimentado e doido para cair na gandaia, não fuja da Broadway. 


O agito da rua começa por volta das 22 h e só termina quando o dia já raiou. Aqui, Bob Marley é Deus e os drinques quentes são o manjar dos deuses. 


Cansou da calmaria? Chegou a hora de entrar no ritmo. Forró, Reggae, dance, rock e axé se misturam nas boates, abertas até às 5 h da manhã. Daqui, só lhe resta ver o sol nascer na praia e desmaiar na cama da Pousada, porque daqui há pouco começa tudo outra vez.


O foco da arte de Canoa Quebrada: Esta antiga comunidade de mochileiros foi difundida pelo mundo por cineastas franceses e cariocas nas filmagens do longa Le Gabruges, gravado aqui há algumas décadas, miscigenou raças e divulgou Canoa Quebrada para o mundo, atraindo forasteiros de todas as partes. 


Muitos, moram aqui até hoje e vivem da agitação noturna da Rua da Broadway. Eles convivem muito bem com os nativos que produzem as ricas paisagens de Canoa Quebrada nas garrafinhas com areias coloridas e o labirinto, um tecido tramado com desenhos geométricos, arte que resiste por várias gerações de mulheres da região. 


Não se esqueça de comprar este artesanato para levar um pedacinho do vilarejo com você.

Praias de tirar o fôlego: A pesar de ser a praia mais badalada do litoral Cearense, Canoa Quebrada oferece quilômetros de praias desertas e paradisíacas que preservam intactos alguns pontos turísticos de beleza incomum. 


A maioria dos visitantes escolhe o passeio de buggy, quadriciclo ou barco para alcançar estas verdadeiras obras de arte da natureza. 


Do lado oeste da vila se encontra o Rio Jaguaribe que ao encontrar-se com o mar cria um ambiente mais que propicio para os praticantes de kitesurf alem de uma paisagem exuberante aos olhos dos turistas que percorre seu trajeto em um relaxante passeio de barco. 


Do lado leste, existe uma seqüência de praias que acompanha sutilmente as variações de colores e formas de uma falésia infinita desenhada pela natureza a través de milhares de anos. 


Cada praia tem uma características particular sempre contrastando com um enorme cordão dunar de areias douradas e finas, típicas da região, que as vezes chegam a ter mais de 40 metros de altura. Saindo de Canoa Quebrada, o passeio percorre: Praia do Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Picos, Icapuí, etc.

Nenhum comentário: