Jericoacoara - Ceará


Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza. Reúne um conjunto de belezas naturais de diferentes biomas criando um lugar único. 


Em 1994 o jornal americano “Washinton Post” a escolheu como uma das dez mais belas praias do mundo.  A vila não possui postes de iluminação para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas, as ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veiculo 4x4 para chegar.



Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das grandes cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas... As ruas são cobertas de areia e as praias extendem-se por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído. 


Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através de troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante. Mas todo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri; desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, além de excelentes Hotéis em jericoacoara para todos os gostos. 



A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce – levando pessoas de todo o mundo a suas margens.


Em 1984, uma lei federel declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançõu o status máximo de em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional.


Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jericoacoara tem crescido de uma forma positiva. Empresários enganjados em proteger a beleza e a simplicidade de Jeri, criaram pousadas pequenas e aconchegantes que oferecem charme e sofisticação sem grandiosidade ou extravagâncias.


Kitesurf

A nossa escola foi criada em novembro de 2005, por “Juanito e Andrea”, com a intenção de combinar Kite, Diversão e segurança no ensino do esporte.

O nosso objetivo também foi criar cursos “personalizados”, já que pelas condições locais de Jericoacoara e Guriú, e os fortes ventos da região, é a única maneira de aprender com segurança, e adaptando o curso as necessidades e habilidades do aluno.

Temos assim, um sistema flexível, para armar o curso na medida de cada pessoa: cada um tem um ritmo diferente de aprendizado e nos o respeitamos, por isso nossos cursos são “individuais” e “personalizados”. Não importa a idade para começar!!! Só a Vontade!!!Para nos, Kitesurf é sinônimo de “Prazer”, numa conjunção de Vento, Mar, Sol e Natureza sem poluir nem agredir o ambiente, onde ao aprender o aluno entra em sintonia com esses elementos e os utiliza para divertir-se, transportar-se nos downwinds mais emocionantes e desafiar as próprias limitações ... e no final do dia...cansados pero felizes...desfrutar de um churrasco com amigos, inter-cambiando aventuras e manobras... isso tudo é KITESURF !!!

Jericoacoara é considerada uma das praias mais exuberantes do planeta, então, preocupações devem ser deixadas de lado, dando importância primeiramente ao que a natureza criou durante muitos anos para seu bel-prazer.Não há dúvida que a beleza de Jeri é muito diversa, não é por acaso que os passeios de buggy e quadriciclos são os mais procurados pelo turista.

Lagoas imersas entre enormes dunas, praias virgens, esculturas naturais nas rochas do Serrote rodeiam esta mágica vila. Lembre-se Jericoacoara é um Parque Nacional onde a ecologia tem um significado muito valioso entre os moradores.

Através dos anos a vila tem se adequado às exigências de quem visita Jeri, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 90 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 40 restaurantes de especialidades diversas: italiana, francesa, regional entre outras.Outro destaque importante de Jericoacoara é o esporte, escolas de windsurf, kitesurf, capoeira, sandboard, vem sendo um dos atrativos mais importantes da região.

As características geográficas de Jeri e Preá proporcionam todo o necessário para a aprendizagem como assim também prática e competência destas modalidades.Campeonatos de windsurf e kitesurf são periodicamente organizados em Jericoacoara pelas melhores organizações do Brasil e do mundo.

Um dos ícones mais importantes de Jeri é a pedra furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos. O interessante da Pedra Furada é também o caminho que leva você até lá e a energia que paira no ar. Para os mais místicos o lugar tem uma energia diferente dos demais locais.

Para garantir a preservação do local, O parque Nacional de Jericoacoara ganhou 400 hectares de terra, totalizando 8.850ha, incluindo, assim, o manguezal do Rio Guriú, reducto dos cavalos marinhos, além de algumas dunas fixas e tabuleiros cobertos por vegetação nativa. A conservação do local é o que faz de Jericoacoara um lugar exclusivo. Jericoacoara fica a 313km de Fortaleza, com acesso pelas BR's 222 e 402, passando pelas CE's 085, 422, 354, 402 e 179. Tatajuba também é um ponto obrigatório localizado a 72 km da vila.

Com o objetivo de difundir a cultura local, resgatar a memória histórica e promover o turismo sustentável, foi lançado o dia 9 de maio de 2009 o Jericoacoara Jornal, que já está on-line e nasceu com espírito comunitário.

Baseado na pluralidade de idéias, o Jornal cultural inclui no seu conteúdo, a todos os setores vinculados à produção, arte, turismo e meio ambiente. Seu lema é: “Cuidar, Conscientizar, Cooperar” para que o desenvolvimento duradouro e sistemático de Jericoacoara como destino turístico internacional seja possível. Todo o que você quer saber sobre Jeri está aqui com informações precisas.

Mapa de Jericoacoara




Nenhum comentário: